Auf dieser Seite erhalten Sie eine detaillierte Analyse eines Wortes oder einer Phrase mithilfe der besten heute verfügbaren Technologie der künstlichen Intelligenz:
Dīs Pater ( /ˌdɪs ˈpeɪtər/, latim: [diːs ˈpatɛr]; genitivo Dītis Patris) era um deus romano do submundo. Dis estava originalmente associado a terras agrícolas férteis e riqueza mineral, e como esses minerais vieram do subsolo, mais tarde ele foi comparado às divindades ctônicas Plutão (Hades) e Orcus.
Dīs Pater era comumente abreviado para simplesmente Dīs e este tornou-se um nome alternativo para o submundo ou parte do submundo, como a Cidade de Dis da Divina Comédia de Dante, que compreende o Inferno Inferior.
Pensa-se frequentemente que Dīs Pater também era um deus celta. Essa confusão surge da citação em segunda mão de um dos comentários de Júlio César em seus Comentários sobre as Guerras Gálicas (VI: 18), onde ele diz que todos os gauleses reivindicaram descendência de Dīs Pater. No entanto, a observação de César é um exemplo claro de interpretatio Romana: o que César quis dizer foi que todos os gauleses reivindicaram descendência de um deus gaulês que o lembrou do romano Dīs Pater, um escólio na Farsália iguala Dis Pater a Taranis, o chefe. divindade do céu na religião gaulesa. Existem diferentes candidatos possíveis para esse papel na religião celta, como Gaulish Sucellus, Irish Donn e Welsh Beli Mawr, entre outros.